17 de setembro de 2005

Discriminação

Boa Vista - O secretário de Agricultura do Estado, Álvaro Calegari, foi à Assembléia Legislativa essa semana para falar a respeito das ações que o governo vem desenvolvendo em todo o Estado. O ponto alto do discurso foi o seguinte: "Casa de farinha, nós temos um universo de comunidades indígenas que eles só sabem fazer duas coisas: fazer farinha e, lamentavelmente, fazer filhos. Você vai numa maloca dessas e o que tem de crianças é um absurdo. Então uma casa de farinha numa comunidade indígena é a mesma coisa que dar uma L-200 para produtores ou pecuaristas".
O lamentável é ter gente com opinião desse tipo. O secretário errou várias vezes: índio faz muitas coisas que ele não deve conhecer; todos têm direito de fazer filhos e isso não é lamentável; é maravilhoso chegar em qualquer lugar e ver muitas crianças, qual o problema?; será que casas de farinha resolve o principal problema que os índios enfrentam, a discriminação?
O governador erra muito e seus assessores muito mais. É por isso que Roraima não sai do lugar e quando sai, anda para trás.