17 de maio de 2008

Sobre índios e arrozeiros

Manaus - Não tenho dúvida em defender a transferência dos arrozeiros da Terra Indígena Raposa Serra do Sol para outras áreas do estado. Áreas que até já foram encontradas e avaliadas pela Embrapa e que poderiam estar produzindo, e bem, dentro de pouco tempo.

Os índios vivem na terra onde nasceram a viveram toda a vida, onde nasceram seus pais, avós e tudo mais. É realmente o lugar de vida deles, não é apenas um meio de produção, de onde se tira a riqueza ou o produto transformado em riqueza, é um lugar de vida, de onde não pretendem sair ou se saírem perdem a própria referência de quem são. Um macuxi emigrado não é o mesmo macuxi das Serras, é um índios desterrado, sem as referências culturais transmitidas pela família e seu povo e que ainda vai demorar um pouco para se acostumar a uma nova cultura.

Este índio é um novo ser, um novo brasileiro da periferia, que depois de malogrado o sonho da cidade, de ter as mãos calejadas de subempregos vai se reunir a um grupo de agricultores também desterrados e tentar a sorte como colono da reforma agrária. E então será o invasor dos latifúndios que tomaram o lugar de suas antigas malocas.

O produtor de arroz é um capitalista, sem que eu considere esta uma palavra ofensiva. É na verdade um motor da economia, mas um motor que pode funcionar em outras áreas. O capitalismo não escolhe lugar, é desterrado pela própria natureza, por seu empreendedorismo. São gaúchos em busca de terras para plantar, colher e prosperar. Novos bandeirantes incapazes de ver algo mais do que um mundo para explorar. Estão na Raposa Serra do Sol, mas poderiam estar a alguns quilômetros mais ao sul, onde há áreas adequadas para o plantio de arroz. Eles não precisam da Terra Indígena, mas quanto mais terras melhor.

E nestes condições, entre a vida e a riqueza, acho ainda que a vida é mais importante. E como poderiamos defender a prosperidade de alguns, com a ruína de tantos outros.