24 de julho de 2007

Associados fecha Diário da Tarde e busca reposicionar empresa em Minas


Belo Horizonte: Com a medida, 56 profissionais deixam a organização -
O Grupo Associados anunciou nesta 2ª.feira (23/7) o fechamento do Diário da Tarde (DT) e, consequentemente, a demissão de 56 jornalistas, a maior parte do próprio jornal. A medida, de acordo com o diretor de Redação, Josemar Gimenez, tem por objetivo "reposicionar a empresa e seus produtos para a nova realidade de mercado, a partir de investimentos intensivos em internet e em outras mídias".
O Grupo Associados, como se sabe, é dono, por exemplo, do portal Uai, que tem atualmente uma audiência da ordem de 30 milhões de page views por mês. Com uma tiragem média de 12 mil exemplares-dia, contra os 50 mil do Aqui Belo Horizonte, de linha bem popular, e os 85 mil do Estado de Minas, todos administrados pelo Grupo Associados, o Diário da Tarde sai de cena no próximo sábado (28/7), fechando um ciclo de 77 anos de vida. Com a sua descontinuidade, o Aqui, a partir de alguns ajustes editoriais, buscará atrair para si os leitores que perderão seu jornal favorito. Isso já a partir da próxima 2ª.feira (30/7). Os dois subeditores que estavam à frente do DT, Roni Garcia e Paulo Nogueira, incorporam-se à equipe do Estado de Minas.

Cada vez mais os Bochechas Rosadas estão interessados no lucro e nas facilidades que os meios de comunicações podem oferecer. Só que, desta vez, levaram um tiro de canhão no pé ao lançarem o Aqui, pois estava na cara que não conseguiriam manter três jornais para públicos “distintos”, ao mesmo tempo. Era mais fácil fazer as adaptações no DT e tocar o barco, mas não. "Maney, maney, maney..."
E assim se fez menos um jornal na cidade, e se fez menos um veículo de propaganda do narizinho de ouro neves, e mais um pouco se afunilou o mercado para os jornalistas da capital.