9 de agosto de 2005

Deu na Agência Efe

Guerra no Iraque derruba popularidade do presidente Bush

Washington -
Pesquisa Gallup encomendada pela rede de televisão CNN e o jornal USA Today indicou que 51% dos norte-americanos estão insatisfeitos com a gestão do presidente George W. Bush e apenas 45% aprovam seu trabalho. No mês passado, o nível de aprovação do presidente dos EUA era de 44%, segundo outra enquete feita pela mesma empresa. Foram consultados 1.004 cidadãos americanos entre a sexta-feira e o domingo passados.

De acordo com a rede de televisão, a queda na popularidade de Bush parece estar diretamente vinculada com a guerra no Iraque, onde aumentou a violência e o número de baixas americanas.

A pesquisa assinalou que 56% dos entrevistados pensam que a situação piorou no Iraque, enquanto 43% acham que os problemas são menores.

Além disso, 57% assinalaram que a guerra no Iraque não fez dos Estados Unidos um país mais seguro diante da ameaça do terrorismo. Há dois meses, 39% diziam que o país era menos seguro. Por sua vez, 54% indicaram que foi um erro enviar tropas americanas ao Iraque.

A popularidade de Bush superou os 80% após os atentados de 11 de setembro de 2001, mas desde então sofreu uma baixa constante e em janeiro deste ano, quando assumiu o segundo período de quatro anos na Casa Branca, era de 57%, com 40% de desaprovação.